Subscribe Twitter Facebook

quinta-feira, 4 de março de 2010

Entrevista: De Leve

Integrante do extinto grupo de rap Quinto Andar, Ramon Moreno de Freitas, conhecido como De Leve, é famoso por causa do estilo irreverente e bem humorado das suas canções. Ao contrário da maioria dos cantores e grupos de rap, De Leve não faz discursos ou fica de cara sisuda. Suas letras são debochadas, assim como o seu visual, sempre incorporando um personagem, como nas fotos promocionais de seu último disco, De Love (2009), nas quais faz um estilo pimp, do gangsta rap americano, de terno e correntões, ou no clipe da música “Feipa”, no qual se veste como o rapper Grandmaster Flash.

Ao longo de sua carreira, De Leve recebeu elogios de artistas de diversos estilos, como Los Hermanos e Caetano Veloso. Participou de programas de televisão na Globo, MTV, Rede TV, de trilhas sonoras (como do seriado Cidade dos Homens e do filme Os Porralokinhas – ao lado de Paula Toller), e fez parcerias – ao vivo ou em estúdio – com nomes como BNegão, Black Alien, KL Jay (Racionais MC´s), Xis, Veiga e Salazar, Instituto, Nervoso, entre outros.

De Leve se apresentará neste sábado, às 23 horas, na festa mixtape. Os ingressos estão à venda na Boaz, em Santos, na rua Marechal Deodoro, 18, e custam R$20,00. No local (Studio G – rua Carvalho de Mendonça, 80) será cobrado R$25,00. Segue uma pequena entrevista que ele cedeu para o nosso blog.

mixtape: Como um artista do underground consegue escapar do SPC?

Fazendo shows onde as pessoas querem te ver e não parando nunca de tentar e dar o seu melhor pra que tudo fique melhor no amanhã. Meio filosófico, mas é coisa do dia-a-dia, as contas precisam ser pagas e letras precisam ser escritas...

mixtape: Durante a divulgação da festa mixtape percebemos que várias pessoas que curtem rock ou um som alternativo também gostam do seu rap. Você também percebe que tem um público diferente de outros rappers?

Sim. Toquei sábado numa festa de rock e eletro e foi bonzão. Faço isso às vezes e curto também por que eu também gosto de outros tipos de música. Vejo que não existe limite nem um único público para a música, seja ela qual ritmo for. Mas acho ótimo isso por que eu não faço minhas músicas pensando em um público, faço pra todos, pra quem quiser, sem segmentar, falo coisas do dia-a-dia, essas coisas.

mixtape: Na música Feipa, você canta "Quando pega na gaita, suco de limão azeda". O que seria a 'gaita', o 'suco de limão' e por que ele azeda quando pega na gaita?

Ah, essa é a história do meu camarada Rato, cara de moeda, por que ele tocava gaita, o suco de limão e etc. É uma metáfora.

mixtape: Muita gente não conhece a Banda Leme. Conta um pouco pra galera do que se trata.

É um projeto musical-filosófico de rap entre eu, Flu e Luciano Granja. (saiba mais sobre o projeto aqui).

mixtape: Você já tocou antes em santos. O que acha do público daqui e o que espera dessa sua nova vinda?

Foi muito bom. Foi minha primeira vez e tava cheio, o povo compareceu, tomamos umas cervas, conversamos, fiquei rouco,. Eu espero que seja melhor e que eu possa voltar mais vezes por que Santos parece com o Rio, é bonito e é pacato, mais calmo. É outro clima, mesmo sendo tão perto de São Paulo.

0 comentários:

Postar um comentário