Subscribe Twitter Facebook

sexta-feira, 5 de março de 2010

Dicas do bon vivant: Alta gastronomia

Vai até o próximo domingo, dia 14 de março, o São Paulo Restaurant Week, evento que é um prato cheio para os bons vivants (literalmente). Esbanjar em templos da alta gastronomia é um dos passatempos prediletos de quem sabe apreciar a vida, mesmo que seja inevitavelmente visto como charlatão por uma parcela da população. Mas afinal, qual é a graça de desfrutar de comidas, bebidas e lugares fantásticos sem poder contar vantagem?

Mais de 200 estabelecimentos participam do SP Restaurant Week e, claro, é impossível visitar a maior parte deles. A oportunidade é ideal para conhecer casas que costumam cobrar altos preços, mas durante o evento respeitam a tabela de R$ 27,50 no almoço e R$ 39,00 no jantar, com direito a entrada, prato principal e uma sobremesa de saideira. A bebida, claro, é a parte.


Selecionei alguns dos restaurantes em que já estive (escrever sobre o que não conhece é hipocrisia) e que participam da “Week” como dicas para quem desejar exercitar o bom vivantismo nos próximos dias.

1. Santa Gula - R. Fidalga, 340 - Telefone: (11) 3812-7815

Ao invés de restaurante, os proprietários classificam o estabelecimento como “arte e gastronomia” devido aos cuidados com o ambiente e com a preparação dos alimentos. Quando estive lá, o atendimento foi um pouco demorado e notei que os preços são bastante elevados, então o ideal é ir sem pressa e abonado para aproveitar a boa carta de cervejas e, principalmente, as entradas (adorei as que abrem o cardápio: bolinho de cuscuz marroquino com camarão e queijo de cabra empanado com gergelim). As carnes, frutos do mar e massas são servidos com uma grande diversidade de molhos e recheios e necessitam ser provados para uma avaliação honesta. Em geral, vale a ida à região da Vila Madalena, ainda mais se seguido de uma boa cerveja em um dos infinitos bares da região. Mas aos domingos só abre para o almoço.

2. Ferrara Restaurante - R. Caiubi, 155 - Telefone: (11) 3679-9959

O lugar mescla a tradição italiana e o charme da região dos Perdizes, como se reflete no simpático píer de madeira localizado no estabelecimento. Não deve agradar em cheio aos italianos de raiz, que preferem as casas mais rústicas do Bexiga. Ainda assim, a diversidade de ambientes, simulando uma casa familiar, atrai grande quantidade de paulistanos para tomar vinho e saborear todo o tipo de alimento (não fica só nas massas). Os petiscos são inventivos até demais e o sabor pode não ser o esperado. Os drinks são muito bem feitos e recomendo selecionar uma das carnes bem preparadas pela equipe do Ferrara.

3. Le Bouchon - R. Afonso Brás, 369 - Telefone: (11) 3044-0775

Estive nessa pâtisserie há uns dois anos e tive que puxar pela memória o que se destacou nessa visita. O jantar a la carte é uma experiência agradável e os pratos são lindos de se olhar. Apesar do excelente sabor, aqueles acostumados a porções mais bondosas podem se decepcionar. Apesar da grande variedade de especialidades francesas, você vê muita gente aderindo às saladas e aos tradicionais escalopes.

Apesar de ser importante levar em consideração as sugestões acima, é bom optar pelo cardápio da SP Restaurant Week, aproveitando os preços promocionais.

Espero visitar um ou dois deles até o final do evento para que essa lista de restaurantes avaliados possa aumentar em breve. Os três acima são ótimos, mas ainda quero achar um restaurante paulistano pra chamar de supercampeão!

O bon vivant é Bruno Merlin, jornalista dos sites PortoGente e ÓMinhaSantos.

0 comentários:

Postar um comentário