Subscribe Twitter Facebook

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Mas, por quê?

Não saber para onde ir no sábado à noite é uma coisa mais do que comum. Bom é quando temos várias opções. Pior é quando não temos alguma. Os mesmos velhos botecos acabam sendo a saída. Seria uma inverdade dizer que não existem opções em Santos. Existem sim. O mercado do entretenimento na cidade é vasto e se renova constantemente. Vez ou outra, abre algum bar interessante. Mas mesmo assim, a grande maioria das casas privilegia o pop-rock e as já viciadas bandas de covers.

A festa POPSCENE! foi uma alternativa, entre 2002 e 2008. Hoje em dia, contamos com o Sesc Santos, que em meio a sua diversificada programação cultural, vira e mexe traz alguma banda legal. A festa Futuráfrica, com seus sound-system, e mais recentemente, o pessoal da Casa de Família, que gentilmente cede a casa para realização de eventos a preços módicos, têm se mostrado boas opções. E ainda assim, é comum considerarmos a opção de ir para São Paulo para ouvir o som que ouvimos em casa, quando estamos sozinhos ou com os amigos.

Não foi uma vez ou duas em que saí de um bar ou de uma festa e dei graças ao senhor pelo silêncio. Não pelo volume. O volume alto é pressuposto básico, mas por causa do tipo da música. Confesso que me senti melhor ainda quando entrei no carro e liguei o som, ou então, coloquei meus fones para me acompanhar na pedalada de volta para casa.

É difícil encontrar alternativas mais distantes do mainstream, com bandas que fazem sons autorais e composições próprias, ou até mesmo sons mais “moderninhos”, com menor apelo comercial. Reclamar sempre é a saída mais fácil. Mas reclamar muda quase nada da situação, apenas colabora com o debate e engrossa o coro dos descontentes. Percebemos esta carência na noite santista e também que a solução não cairia do céu, nem do mercado. Resolvemos então, produzir independentemente uma festa, juntar a galera que está espalhada por aí e propor uma alternativa cultural para a Santos.

Bom, para resumir a história, depois de muito reclamar, resolvemos arregaçar as mangas. E voilá! Eis que nasce um projeto novo para sacudir essa cidade! mixtape. Prestigie!

0 comentários:

Postar um comentário