Subscribe Twitter Facebook

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

A TV, a internet e as séries

Mais um texto sobre a década. Desta vez o nosso amigo Papito dá sua opinião sobre tevê e séries nos últimos dez anos.

Tem gente que adora televisão. Realmente, pra quem gosta, a experiência é ótima. Começa quando apertamos o botão on/off do controle remoto. Uns preparam uma pipoca de microondas para comer durante a Telaquente na segundona, outros assistem jornal jantando alguma comida pedida fora, outros aproveitam pra fazer amor no meio de uma comédia romântica rolando no DVD.

Hoje, essa antiga experiência transcende o espaço entre o sofá e a TV e vai para os quartos onde temos PCs com banda larga. A geração adolescente e recém adulta presenciou e participou de uma mudança nessa cultura e passou a consumir um produto que há 8 anos não era tão mainstream. As séries gringas.

Os viciados já acompanhavam séries das antigas, como Twin Peaks, The Twilight Zone e X-Files, alugando vídeos ou DVDs nas locadoras. Mas hoje, com a facilidade da internet, a galera acompanha mais de 4 séries por dia e até 40 séries diferentes durante o ano todo.

Esse boom originou-se do timing perfeito do avanço tecnológico com as melhores produções que a era moderna podia nos proporcionar. Essa mudança ganhou evidência em 2004, que foi um ano derradeiro para a massificação da tecnologia Torrent. Nesse ano, aponto 3 fatos que, com certeza, ajudaram isso a acontecer.

Nesse ano fomos presenteados com um belo series finale de uma das séries de comédia mais bem sucedida da história. O episódio final de Friends foi visto por mais de 50 milhões de pessoas e nos deixa com saudades até hoje da burrice do Joey e das piadas do Chandler.



Em seguida teve a estréia de Battlestar Galactica, remake da série de 1978 de mesmo nome. A série narrava a cruzada de uma nave de batalha chamada Galactica, que junto a outras naves abrigavam uma população de cerca de 50 mil pessoas que sobreviveram a um holocausto nuclear provocado pelos Cylons, robôs produzidos pelo homem que querem erradicar a forma humana. Essa série é, na minha opinião, a produção de ficção científica mais relevante já feita, seja pelo apelo dark ou até pelas discussões sociológicos, políticas e teológicas com incríveis textos e roteiros. Brilhante.


Por fim, a mais importante produção gringa da década. LOST. Essa é o tipo de série que todo mundo já ouviu falar, mas muita gente não conseguiu passar dos três primeiros episódios, por outro lado mantém uma base de fãs fiéis e fervorosos no mundo inteiro. Fãs esses que, em dia de release de qualquer episódio, garantem centenas de milhares de downloads. Um dos segredos do sucesso foi o jeito inovador de divulgar a série. Foram eles que começaram essa onda de ARGs (Alternate Reality Game), websódios e divulgações loucas digitalmente. Simplesmente sensacional.


Essa última década ainda nos proporcionou outro grande evento tecnológico que promete mudar o jeito de ver televisão, a entrada da TV Digital em nossas casas (ou pelo menos nas casas de alguns). A verdade é que muita gente nem sabe direito o que ela realmente é e ainda vai ter o seu ápice na década que se inicia em janeiro próximo. Quem sabe na comemoração de dez anos da mixtape falaremos alguma coisa sobre ela. Isso se a televisão ainda existir, mas espero que sim. =P

E você, que séries mais gostou de acompanhar nesses últimos dez anos?

0 comentários:

Postar um comentário