Subscribe Twitter Facebook

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Em dezembro, relembro...

Final de ano costuma ser tempo de relembrar. Resgatar promessas do fundo da gaveta, as previsões astrológicas das revistas “velhas” e conferir o que se realizou e o que, para variar, ficará para os próximos anos. Os sucessos que embalaram nossas noitadas, os filmes que nos fizeram rir e chorar. Os casos, os trampos, enfim, um pedaço de uma vida, vivido em 365 dias, revisto em pouco menos de 1 mês. Imagine então, fazer isso de uma década...

Quem, não se lembra do Bug do Milênio?! Muitos tinham medo que os computadores não reconhecessem o formato da data, 00, outros tantos temiam que suas poupanças sumissem dos bancos. Alguns surtaram, acharam que o mundo ia acabar. Houve até suicídio coletivo. Pois é. Embora um pouco desacreditado, o ano 2000 chegou, entramos no século XXI, e como que num piscar de olhos, estamos aqui, 10 anos depois para tentar contar essa história. E celebrar também!

Um ponto parece ser consensual, as coisas estão se transformando numa velocidade tremenda! Há pouco mais de 10 anos, celulares não existiam, computadores eram raridade, internet, então, nem, se fale... A globalização, apenas um indício. O avanço das novas tecnologias operou mudanças profundas na forma como as pessoas trabalham, se comunicam, se relacionam, enfim, vivem. As distâncias geográficas parecem estar mais curtas, tudo ou quase tudo parece ser possível. As coisas acontecem mais rápido e tudo tende a ficar obsoleto mais cedo: discos, fitas, CDs, DVDs, TVs etc. O céu é o limite e o consumo, o nosso carro-chefe.

As conseqüências já começam a aparecer, para o bem ou para o mal. Vamos precisar de pelo menos mais dez anos para termos noção do tamanho do estrago que estamos causando no planeta e nas nossas vidas. Relembrar é um passo antes de planejar. Antes mesmo de acabar esta década, já temos pistas de que a próxima promete. Novas eleições presidenciais definirão o rumo do país. Copa do Mundo e Olimpíadas pela primeira vez no Brasil.

Onde será que estaremos e em que condições?!?! Esperamos ter bons motivos para mais uma grande festa.

Qual é a leitura que você faz da década? Mande para gente! festamixtape@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário