Subscribe Twitter Facebook

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Dicas do bon vivant: Planejando o vinho tinto para o inverno

Uma das principais características do bon vivant é a esperteza. Sempre bem informado, aproveita toda e qualquer oportunidade que aparece à sua frente. Se fosse um jogador de futebol, seria o equivalente a um centroavante artilheiro, aquele matador temido pelas defesas adversárias.

Portanto, antes desse final de verão, é hora de se planejar e adquirir roupas, bebidas e pacotes de viagens que são típicos de estações geladas por um preço muito abaixo da média. Caso deixe o tempo passar e resolva fazer as aquisições somente no outono ou no inverno, o gasto será muito maior e muitas oportunidades serão perdidas.

Neste texto, vamos nos ater a uma bebida típica de dias gelados: o vinho tinto. Consumido em temperatura ambiente, cai muito bem com carnes encorpadas, em refeições que devem ser evitadas durante o verão. Portanto, os preços de vinhos tintos nacionais e importados de grande qualidade estão lá embaixo, mas não por muito tempo.

Fazendo esse planejamento, é possível pesquisar antes o vinho ideal para cada ocasião. Embora a enologia (ciência que estuda os vinhos) possa ser muito chata se levada ao pé da letra, ela também pode auxiliar numa combinação agradável de alimentos e um bom vinho tinto. Pesquisar, portanto, é uma ferramenta fundamental para o apreciador de uma boa refeição.

Outra dica é procurar adegas com preços promocionais de vinhos tintos. Não é muito difícil encontrar nesta época do ano. Algumas das principais e mais completas de São Paulo, como a World Wine e a Enoteca Fasano, estão oferecendo até 70% de desconto em alguns rótulos. Para quem não é da capital paulista, é possível comprar vinhos pela Internet ou via telefone. Acesse os sites e não deixe de conferir.

O bon vivant é Bruno Merlin, jornalista dos sites PortoGente e ÓMinhaSantos.

0 comentários:

Postar um comentário