Subscribe Twitter Facebook

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Dicas do bon vivant: Uma caldeirada insuperável para a sexta-feira santa

Como essa semana tem o feriado de páscoa, a coluna Coletânea, do Ciro, vai tirar uma folga pois a do Bon Vivant chega mais cedo para o leitores já se prepararem para a sexta-feira santa. Confiram:

A coluna do bon vivant chega mais cedo nesta semana. Um agradável feriado se aproxima e a ordem é produzir o mínimo possível para se esbaldar nas maravilhas de uma vida tomada pelo ócio. Como não poderia deixar de ser, o tema central desse texto é um almoço insuperável para a sexta-feira santa. Apesar de ser um fanático por pratos protagonizados pelo bacalhau, nada pode ser melhor para reunir a família e os amigos do que uma boa caldeirada de frutos do mar. No entanto, para o almoço ser o must, são necessários muitos cuidados.

A regra principal para obter êxito na produção de uma caldeirada é não economizar nos ingredientes. Nenhum bon vivant vai ficar contente caçando camarões menores do que amendoins em seu prato. É imprescindível utilizar camarões de boa qualidade e, ao menos, de tamanho médio. Na escolha do peixe também não deve ter lugar para mesquinharia. Se for para colocar filé de pescada ou coisa parecida é melhor ir almoçar um executivo na padoca mais próxima. Que horror! O peixe ideal para uma caldeirada é o cação, cujo sabor é sensacional. A carne desse peixe é macia e derrete na boca, proporcionando uma experiência “paladarística” sem precedentes.

A escolha dos ingredientes mais adequados e suculentos é fundamental para se dar bem na cozinha

Também não podem ficar de fora de uma caldeirada campeã uma boa porção de lula cortada em anéis e uma porção de polvo fatiado. Embora pareça desnecessário, é essencial lembrar que eles precisam ser comprados às vésperas do almoço, para estarem fresquinhos e agradar aos convidados. A mesma regra vale para o marisco, afinal o bon vivant não quer passar o fim de semana sentado numa privada. Para os mais abonados, a adição de lagostins deixará o sorriso de todos mais extenso durante a refeição.

Outros ingredientes são fundamentais numa caldeirada. Mas tenha cuidado: não vá utilizar mais batata do que frutos do mar. Se tem uma coisa que bon vivant não tolera é ser enganado descaradamente. Um mar de batatas tomando lugar dos frutos do mar transcende os limites da sacanagem. Clique aqui para acompanhar o procedimento completo para a elaboração de uma tradicional caldeirada. A receita é infalível.

Nelson Piquet foi tricampeão mundial de Formula 1 e levou mulheres lindas para a cama, mas no começo da carreira comeu o pão que o diabo amassou e habitualmente era visto em cenas de grandes deselegância. Não passe a sexta-feira santa se alimentando como esse cidadão.

E para o deleite dos convidados, é recomendável utilizar guardanapos de pano. Não há nada mais deselegante do que ficar esfregando a boca num guardanapo de papel vagabundo, que vai ficando todo vermelho com o passar da refeição, numa cena desagradável e antihigiênica para os bons vivants. Sobre os talheres nem é preciso comentar, certo? Se a qualidade não for de Tramontina pra cima é melhor fazer conchinhas com a mão e comer como um ser primitivo...

O bon vivant é Bruno Merlin, jornalista dos sites PortoGente e ÓMinhaSantos.

1 comentários:

...se essa rua fosse minha... disse...

Boa inciativa dos colaboradores da festa mixtape, de divulgarem tbm algumas dicas para entretenimento, bares e restaurantes. Tenho acompanhado...gostei muito da receita de caldeirada,agora já está tarde pq o bacalhau imperou no almoço de hoje.Mas em breve, vou me arriscar no preparo deste maravilhoso prato.Espero conseguir fazer direitinhoa receita! :)

Postar um comentário